sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Bancos agem contra as regras do BC e mudam a caderneta de poupança





Mais de 90 milhões de brasileiros têm caderneta de poupança. A maioria sabe como funciona o sistema. Você aplica o dinheiro, espera o rendimento e movimenta a conta.

O Conselho Monetário Nacional permite até dois saques gratuitos por mês, mas o Procon de São Paulo tem recebido queixas de que há bancos que estão limitando ainda mais os saques e punindo os clientes.

O poupador já não sabe mais quantas vezes pode sacar sem correr o risco de perder os benefícios da poupança.

As regras do Conselho Monetário Nacional para funcionamento da poupança determina que o poupador tem direito a um cartão para movimentar a conta e pode realizar até dois saques por mês, nos caixas ou nos terminais de auto-atendimento. Também pode autorizar até duas transferências para conta de depósito de mesma titularidade.

Sem muito alarde, alguns bancos mudaram as regras por conta própria e decidiram limitar os saques da conta poupança.

O gerente de uma agência explica como a regra está sendo aplicada.

Gerente: “Na caderneta de poupança você pode fazer apenas um saque ao mês. E depósito o senhor pode fazer normalmente. Só os saques que não”.

O gerente diz ainda que as contas são monitoradas e que quem fizer mais de um saque mensal da poupança terá que prestar contas ao banco.

Gerente: “Consta para o nosso gerente que a conta está sendo utilizada como conta corrente. Aí, nosso gerente, irá ligar para o senhor comparecer a agência para verificar o que está acontecendo”.

Ainda segundo o gerente, quem não comparecer a agência terá a conta poupança transformada em conta corrente, com cobrança de tarifas.

Para o economista é um desrespeito aos clientes que optam pela conta poupança. “Qualquer desvio em relação à isso não está na norma do Banco Central. Ela tem que ter mobilidade. É quem é usuário final, poderá acessar tanto do ponto de vista de depósito ou saque a qualquer tempo sem nenhum custo. Porque é uma legislação a parte, uma legislação típica da caderneta de poupança", garante Reinaldo Cafeo.

De janeiro até agora, o Procon em São Paulo registrou quase 12 mil reclamações contra os bancos. A maioria por cobrança indevida e descumprimento de contrato. “O consumidor deverá entrar em contato com a instituição financeira, caso a instituição financeira não proceda, o cancelamento da cobrança e a restituição dos valores, poderá efetuar a reclamação junto ao Procon”, explica Rodrigo Noronha, supervisor do Procon.

A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança - a Abecip - explicou que quem regulamenta o uso das poupanças no país é o Banco Central, e afirmou que desconhece esse tipo de cobrança.
O Banco Central afirmou que os clientes têm direitos a dois saques gratuitos por mês, como prevê a legislação. Os demais saques podem ser feitos, mas deverão ser cobrados pelos bancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário